• 0
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Vinho Verde: 6 motivos para você experimentar!

O Vinho Verde é o favorito entre muitos degustadores do mundo inteiro. Neste artigo, você vai descobrir o que esse vinho tem de especial para ser um dos mais queridos no universo dos vinhos!

Apesar do nome, é importante lembrar que o Vinho Verde não é realmente uma bebida de cor esverdeada! Esse estilo de vinho pode apresentar diversas colorações (branco, rosé ou tinto) e, portanto, logo surge a dúvida: se o Vinho Verde não é verde, de onde surgiu esse nome?

Na realidade, a nomenclatura do vinho trata-se de uma homenagem à região produtora da bebida e não à sua cor. A Região Demarcada dos Vinhos Verdes, localizada no noroeste de Portugal, exibe uma paisagem exuberantemente verde e é a única do mundo capaz de produzir vinhos verdes, denotando a importância do local.

Quer saber mais sobre o Vinho Verde? Confira no artigo da Uvino desta semana. Listamos os 6 motivos que vão fazer você querer experimentar um Vinho Verde agora!

O Vinho Verde

Um dos vinhos mais consumidos e procurados no mundo, o Vinho Verde é uma bebida única, de estilo fresco e caráter jovem. Mais de 75 milhões de garrafas são produzidas anualmente às margens do Rio Minho, região que foi demarcada exclusivamente para a produção da bebida.

Já que deixamos o contexto da origem do nome claro, que tal partirmos para os 6 motivos que vão fazer você querer experimentar um Vinho Verde?

#1 O Vinho Verde é um vinho único!

O Vinho Verde é um vinho único no mundo, resultado de uma combinação perfeita: clima marítimo, solo granítico e as castas típicas da região, que fazem do Vinho Verde uma bebida leve e fresca.

Durante o processo de produção do Vinho Verde, as uvas são colhidas no momento perfeito: quando o nível de açúcares, taninos e ácidos está equilibrado, o que garante as características tão peculiares da bebida.

#2 O Vinho Verde é extremamente fresco e leve!

Ideal para consumir nas épocas mais quentes do ano, o Vinho Verde é muito refrescante e possui notas florais e frutadas.

Com uma acidez marcante e equilibrada, é o vinho perfeito para uma tarde de verão, servindo também para o jantar.

#3 O Vinho Verde possui preço ~ super ~ acessível!

Graças a sua fácil produção e alta quantidade de uvas por pés, os Vinhos Verdes são comercializados por um preço acessível.

O fato de não possuírem passagem por barrica carvalho (já que o objetivo final é que sejam vinhos refrescantes) também proporciona uma redução no preço final da bebida, fazendo com que o Vinho Verde seja mais barato que outros vinhos.

#4 O Vinho Verde harmoniza com ~ quase ~ tudo!

Como falamos anteriormente, o Vinho Verde possui diversas variações: branco, rosé e tinto. Isso faz com que a bebida tenha um elevado potencial gastronômico, podendo ser utilizado para harmonizar com diferentes tipos de pratos.

Desde pratos mais pesados (como carnes) aos mais leves (como frutos do mar e legumes), o Vinho Verde cai bem com tudo!

Além disso, devido ao seu preço acessível e sua alta acidez, o rótulo pode ser utilizado em receitas como risotos, emprestando sua acidez ao prato.

#DicaDaUvino: O Vinho Verde é o vinho perfeito para acompanhar aquele sushi com os amigos. Experimente!

#5 O processo de produção do Vinho Verde não passa pela madeira!

Diferentemente da maioria dos vinhos, o Vinho Verde não estagia em barricas de madeiras. Boa parte dos produtores utilizam cubas de inox para o processo de verificação.

#6 O Vinho Verde é o vinho DOC mais exportado em Portugal!

O Vinho Verde é o vinho DOC (Denominação de Origem Controlada) mais exportado do mundo.

Desde 2004, o número de garrafas exportadas (principalmente para os Estados Unidos e Alemanha) tem crescido cada vez mais, são cerca de 50 milhões de euros em exportações por ano.

Sugestões de Vinhos Verdes para você experimentar!

Quintal do Português

O Vinho Verde Quintal do Português é um bom e clássico vinho português com aromas de pera, apresenta acidez média e notas de pera madura.

quintaldoportuguesvinhoverde

Ideal para harmonizar com frutos do mar, pratos vegetarianos e aperitivos.

Lagosta Rosé

Lagosta Rosé é um Vinho Verde de aparência cristalina, com tonalidade rosa vivo. Apresenta aroma bastante fresco e agradável, com toques florais e de morango.

Produzido a partir do blend de Espadeiro, Borraçal e Padeiro, na boca é crítico, suave, harmonioso e ligeiramente frisante.

Lagosta Branco

Lagosta Branco é um Vinho Verde de aparência cristalina com tons esverdeados. Possui aroma frutado, cítrico e notas de frutas de polpa branca.

Na boca é cítrico, suave, harmonioso e ligeiramente frisante. Perfeito para harmonizar com pratos de peixes e mariscos, também é ótimo para degustar sozinho.

Pronto! Agora que você já conhece as principais características do Vinho Verde você pode mergulhar de vez no universo dos vinhos e aproveitar todas as harmonizações que essa bebida proporciona! Na Uvino você encontra excelentes exemplares de Vinhos Verdes.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre o universo dos vinhos?

Continue navegando pelo nosso blog. Temos muitos posts disponíveis para você! Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!

Leia também: Descubra Portugal em 6 vinhos incríveis!