• 0
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Descubra Portugal em 6 vinhos incríveis!

Portugal é um pequeno país europeu que, apesar da pequena dimensão territorial, é um dos mais importantes produtores de vinhos do mundo. Os vinhedos de Portugal guardam histórias curiosas sobre suas produções, sendo responsáveis pela elaboração de vinhos que encantam até mesmo os críticos mais exigentes.

A grande quantidade de uvas nativas cultivadas em seus vinhedos (mais de 250 tipos) tornou portugal um dos países mais tradicionais do mundo dos vinhos, fazendo com que eles sejam apreciados não só no país mas também no resto do mundo.

Que tal conhecer um pouco mais da tradição dos rótulos portugueses? A Uvino selecionou 6 incríveis Vinhos de Portugal que você precisa experimentar!

As principais regiões vinícolas de Portugalregioes vinicolas de portugal

  • Região do Douro

No país que é um dos maiores produtores de vinhos do mundo, se destacam três regiões vinícolas. A primeira é a região do Douro, considerada a mais famosa de Portugal.

A Região do Douro é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. Além disso, apesar de não ser a única produtora, essa região é responsável por cerca de 47% da produção do Vinho do Porto do país.

O famoso vinho enriquecido português surgiu da necessidade de conservar a bebida que seria exportada para a Inglaterra e, portanto, percorreria um grande trajeto pelo Rio Douro e pelo Oceano até chegar ao destino.

Para manter a bebida bem conservada, ela era fortificada com aguardente vínica feita a partir do bagaço das uvas.

Para sentir um gostinho da região do Douro experimente o Topázio Douro D.O.C.

  • Região do Alentejo

Apesar da Região do Douro ser uma grande produtora de vinhos, ela se caracteriza pela produção dos rótulos mais “autênticos”. A produção das variações mais tradicionais de vinhos “clássicos” fica por conta da Região do Alentejo, da qual falaremos um pouco mais.

A Região do Alentejo está localizada abaixo do rio Tejo (principal rio português que corta o país de leste a oeste). Essa é a maior região de Portugal, concentrando cerca de 22 mil hectares de vinhas plantadas.

Além da grande produção de vinho, a Região do Alentejo também é muito conhecida pela produção de azeite e pela sua gastronomia típica. Por ser uma das regiões mais quentes de Portugal, Alentejo dá origem a vinhos frescos e frutados.

Você já experimentou o vinho rosé Versátil?

  • Região do Dão

A Região do Dão é marcada por inúmeras montanhas tão altas que possuem seus picos cobertos por neve no inverno. Essa foi uma das primeiras regiões oficiais produtoras de vinhos de Portugal.

Os vinhos do Dão são de alta qualidade e possuem bastante personalidade, sendo resultado de cortes de castas diferentes e de uvas de diferentes altitudes.

Experimente o D. Fuas Terras do Dão e descubra um pouco mais sobre essa região!

Vinhos portugueses no Brasil

Atualmente, o Brasil é um dos países que mais consomem vinhos portugueses no mundo. Isso se dá por conta da excelente relação qualidade x preço dos rótulos de Portugal.

Por produzir vinhos complexos, concentrados e únicos, Portugal se destaca no grande mercado da bebida, abastecendo o mundo todo. A principal marca do país são as espécies de uvas nativas que só podem ser encontradas lá, proporcionando sabores e aromas únicos para os vinhos. Dentre as principais castas Alentejanas, podemos citar:

  • Aragonez;
  • Trincadeira;
  • Castelão;
  • Alicante Bouschet;
  • Alfrocheiro;
  • Touriga Nacional;
  • Syrah;
  • Cabernet Sauvignon.

Marco De Pegões 2013

Um vinho extremamente aromático, oriundo da região da Península de Setúbal. Apresenta aromas intensos de frutos vermelhos e um ligeiro toque de madeira nova quando jovem. Evoluído mostra frutos secos, chocolate, especiarias e café.

Em boca é macio, com bons taninos e estrutura. Fim de boca agradável e com final prolongado. Acompanha perfeitamente carne vermelha grelhada, cozida e assada.

Ora Pois Private Selection DÃO 2013

A região do Dão situa-se na Beira Alta, no centro Norte de Portugal. As vinhas situam-se entre 400 e os 700 metros de altitude, em planaltos de solos xistosos e graníticos de pouca profundidade, onde abundam os pinhais, produzindo vinhos encorpados com elevada capacidade de envelhecimento em garrafa.

 

Na boca muita frescura resultado da boa acidez e final de prova mineral. Excelente para acompanhar aperitivos leves ou saladas frias, marisco, pratos de peixe e sushi.

Agora você já sabe que Portugal produz alguns dos maiores e melhores vinhos do mundo, com uma grande variedade de preços e estilos para agradar até mesmo os mais exigentes do universo dos vinhos.

 

Quer descobrir mais sobre Portugal de uma maneira descontraída e divertida? Confira o Kit Descubra Portugal! Kit com 12 incríveis vinhos portugueses e 50% de desconto para você aproveitar!

Gostou das dicas e curiosidades envolvendo Portugal e sua enorme produção de vinhos? Então compartilhe esse artigo com os seus amigos e deixe um comentário!

Leia também: 5 Vinhos puristas que você precisa conhecer no Vale dos Vinhedos!