• 0
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Descubra a Eslovênia em 4 vinhos!

A Eslovênia é um pequeno país do leste europeu – que possui quase o mesmo tamanho que o estado de Sergipe -, com 60% do país coberto por área natural, paisagem marcada por montanhas, florestas e faixas litorâneas. Apesar de estar localizada próxima de países grandes produtores de vinhos europeus, como Itália e França, os vinhos eslovenos tornaram-se rótulos de grande destaque no mercado.

Na lista dos 10 países que mais consomem vinho do mundo, a média anual de consumo de vinho na Eslovênia é de 44 litros por pessoa. E essa paixão por vinhos é notada de diversas maneiras, inclusive no hino nacional do país, que cita a bebida. Outra informação curiosa é que os eslovenos são fãs de vinhos brancos, tanto que 75% dos vinhos do país são brancos e os 25% restantes se dividem entre tintos, espumantes e vinhos de sobremesa.

Que tal conhecer um pouco mais da tradição dos rótulos eslovenos? A Uvino selecionou 4 incríveis Vinhos da Eslovênia que você precisa provar!

Regiões vinícolas da Eslovênia

No país de apaixonados por vinhos, se destacam três regiões vinícolas. A primeira é Podravje, a maior zona de plantio que fica localizada no nordeste do país e faz fronteira com Áustria, Hungria e Croácia. Primorska, no sudoeste esloveno, faz fronteira com a Itália e o mar Adriático, é a região que gera alguns dos principais vinhos brancos da Eslovênia.

os melhores vinhos da eslovênia

E por último (mas não menos importante) temos Posavje, a leste, que é a menor e menos conhecida entre as três regiões, mas é a única que produz mais vinhos tintos do que brancos.

Puklavec & Friends – Sauvignon Blanc & Furmint

Um vinho extremamente aromático, com aromas de limão e maçã verde. Ótimo para curtir um dia ensolarado na piscina ou praia. Na boca é refrescante, boa acidez e final persistente. Sobressai uma gostosa nota de laranja sobre um delicado fundo herbáceo. Acompanha perfeitamente salada de frutas, petiscos, pratos leves e refrescantes.

os melhores vinhos da eslovênia

Puklavec & Friends – Sauvignon Blanc & Pinot Grigio

Esse é um vinho interessante, frutado, acessível e fácil de degustar. Na boca, prevalece o sabor de maracujá e limão siciliano com notas picantes surpreendentes. Um longo sabor fresco, excelente para o clima tropical do Brasil. Acompanha perfeitamente pratos leves, carnes brancas, frutos do mar e saladas. Também é excelente para petiscar.

os melhores vinhos da eslovênia

Gomila – Sauvignon Blanc & Furmint – Single Vineyard

A Puklavec & Friends, comandada pela família Puklavec, é uma das maiores vinícolas de Podravje. São mais de 1100 hectares plantados com uvas, e um dos vinhedos, com 22 hectares, é o Gomila, que resulta em vinhos com muita mineralidade.

os melhores vinhos da eslovênia

Sugerimos o Gomila Sauvignon Blanc & Furmint, que apresenta aroma intenso e muito típico, além de contar com forte presença de maracujá e folha de tomate. Com acidez destacada, é o vinho ideal para harmonizar com peixes gordurosos, frutos do mar, carnes brancas, saladas leves e pratos vegetarianos.

Gomila – Furmint – Single Vineyard

O Gomila Furmint Single Vineyard, também originado em Podravje, é um vinho branco muito agradável, bem estruturado, exuberante, com boa fruta doce, de sabor suculento, rico e muito persistente na boca. Excelente como aperitivo, com frutos do mar, carnes brancas, saladas e presunto seco. Foi o ganhador do Top Ten da Expovinis, na categoria Brancos importados (Nota 90).

os melhores vinhos da eslovênia

Agora você já conhece três ótimas opções de vinhos brancos e refrescantes, ideais para acompanhar pratos leves, frutos do mar e saladas. Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário e compartilhe com os amigos.

Leia também: 5 Vinhos puristas que você precisa conhecer no Vale dos Vinhedos!