• 0
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

5 Vinhos puristas que você precisa conhecer no Vale dos Vinhedos!

Você ama vinhos mas ainda não conhece o Vale dos Vinhedos e a filosofia de vinhos puristas da Lidio Carraro? Descubra agora, em 5 vinhos, o melhor da região e seus vinhos de boutique.

O Vale dos Vinhedos é a rota turística brasileira com maior concentração de vinícolas do Rio Grande do Sul e, dentre elas, está a vinícola boutique Lídio Carraro, reconhecida pelos grandes rótulos produzidos de acordo com a filosofia purista de mínima interferência na produção eleitos, inclusive, como vinhos oficiais de grandes eventos, como Copa do Mundo 2014, Olimpíadas Rio 2016 e Rock in Rio.

Ficou com vontade de conhecer os vinhos puristas e a região do Vale? Para te ajudar nessa viagem de sabores, separamos 5 vinhos comentados pelo Enólogo Douglas Chamon, do blog Adega do Chamon para você começar sua descoberta.

Vale dos Vinhedos

O Vale dos vinhedos é conhecido como uma das principais regiões vinícolas do Brasil, pelas suas paisagens apaixonantes e fica situada na serra Gaúcha a 120km de Porto Alegre. Possui um belíssimo legado histórico, gastronômico e cultural deixado pelos imigrantes italianos que lá chegaram, em 1875.

Com certeza, a capital do vinho vai encantar você pelos sabores de seus vinhos e características marcantes do terroir com distinta personalidade.

Lidio Carraro e a Filosofia Purista

Desde a sua fundação, a família Lidio Carraro concentrou-se em elaborar vinhos que se destacam pelo estilo próprio e excelência, ao mesmo tempo em que resgatam a pureza de expressão de cada variedade e a “essência” do terroir de origem. Deste conceito nasceu um método próprio de gestão técnica vitivinícola, denominado Filosofia Purista: uma fusão de conhecimento, técnica e arte em busca do “vinho ideal”.

Os primeiros rótulos chegaram ao mercado em 2004 e, desde então, a vinícola tem sido reconhecida por grandes nomes como uma grande produtora de vinhos brasileiros, entre eles, Steven Spurrier, da Decanter Magazine, que citou a Lídio Carraro como sua “vinícola favorita do Brasil”. Já nos Estados Unidos, a Snooth elegeu a Lidio Carraro como o “vinho do ano” com 94 pontos.

É possível visitar a vinícola ao longo do ano para conhecer um pouco mais sobre a história da vinícola e da família Carraro, além de apreciar a linda paisagem. A visita é seguida de uma degustação e você pode conhecer a loja e comprar os vinhos que são produzidos ali mesmo.

E com tantas opções, selecionamos 5 vinhos puristas da Lidio Carraro que você vai  encontrar na Uvino, aqui comentadas pelo enólogo Douglas Chamon, do blog Adega do Chamon.

Aproveite!

Vinhos puristas da Lidio Carraro

O Lidio Carraro Faces Pinot Noir Rosé é um vinho elegante e envolvente, elaborado seguindo a Filosofia Purista, com visual brilhante de cor rosa-salmão.

Apresenta aromas refinados com notas florais de rosas e frutas como pêssego, framboesa, morango e cereja, com um toque de especiarias.

Na boca, possui ótimo volume e acidez, completamente integrada, que confere frescor e profundidade ao vinho, ideal para acompanhar frutos do mar, carnes brancas e pizzas.

“[…] A linha Faces possui vinhos de corpo leve, a serem degustados em ambientes descontraídos […]” – Douglas Chamon, Adega do Chamon.

 O Lidio Carraro Dádivas Pinot Noir é um vinho de personalidade marcante, produzido a partir de uvas colhidas manualmente e transportadas em pequenas caixas, no menor espaço de tempo, para sua transformação na vinícola.

Esse vinho apresenta cor rubi translúcida, característica no Pinot Noir. Seu aroma reflete a tipicidade e delicadeza desta casta, sendo elegante e complexo.

Possui sabor harmonioso e equilibrado, com taninos maduros revelando um agradável retrogosto frutado e levemente picante, ótimo para acompanhar massas, risotos, aves e grelhados.

“Vinho muito bem feito, de corpo leve, agradável, aromático, frutado; Taninos e acidez macios em boca, um vinho ideal para pratos leves […]” – Douglas Chamon, Adega do Chamon.

 

O Lidio Carraro Agnus Merlot é produzido a partir do desengace controlado para manter a integridade da uva e evitar a extração de compostos indesejáveis.

Com intensa coloração vermelho rubi, este vinho possui um aroma intenso, remetendo a frutas vermelhas frescas bem definidas como morango, framboesa e amora preta, com um leve toque de ervas finas e mineralidade.

Na boca, apresenta sabor de um bom vinho frutado, equilibrado, com boa estrutura, taninos maduros e macios, que apresenta a identidade da uva Merlot com autenticidade. Harmoniza perfeitamente com massas, risotos, pizzas e grelhados.

“[…] Aromas de frutas vermelhas e pretas foram surgindo com a aeração/oxigenação […] Um vinho jovem e leve, fácil de se beber ” – Douglas Chamon, Adega do Chamon.

O Lidio Carraro Touriga Tannat foi elaborado a partir das castas Touriga Nacional e Tannat, ele não é filtrado com o objetivo de preservar as suas características naturais, seguindo a filosofia dos vinhos puristas.

Esse vinho apresenta coloração vermelho rubi com vibrantes reflexos violáceos. Possui aromas florais, evoluindo para notas de frutas vermelhas. Ao longo da sua permanência na taça, ela também revela notas de especiarias, chocolate e alcaçuz.

Com sabor harmonioso, apresenta excelente corpo e taninos maduros, sendo um vinho autêntico e provocante, ideal para harmonizar com massas, risotos, carnes de caça e carnes vermelhas.

“[…] Um vinho que está no intermediário de juventude e envelhecimento, complexo, mas jovem, excepcional.” – Douglas Chamon, Adega do Chamon.

 

O Lidio Carraro Grande Vindima Merlot é produzido a partir da uva Merlot, selecionada e colhida manualmente no vinhedo. Possui visual vermelho rubi com reflexos atraentes denotando vivacidade.

No aroma é intenso, revelando fruta madura, groselha, amora, goiaba, abrindo para especiarias, ameixa seca, couro, terra, cacau e toque de menta.

Possui sabor marcante, apresentando equilíbrio e consistência. Revela sensações que remetem aos seus aromas, confirmando sua personalidade e caráter, ideal para harmonizar com massas, risotos, carne de caça e carne grelhada.

“Um grande vinho brasileiro, que traz a essência do que a Lidio Carraro elabora […] Vinho gastronômico, para ser degustado com pratos diferenciados e em momentos especiais.” – Douglas Chamon, Adega do Chamon.

Agora que você já sabe onde começar para conhecer melhor os vinhos puristas da região do Vale dos Vinhedos!  Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário e compartilhe com os amigos.

Leia também: 5 Decorações com rolhas para você se inspirar!

 

1 Thought On "5 Vinhos puristas que você precisa conhecer no Vale dos Vinhedos!"